Realce a sua identidade e diga como quer que mundo veja você.
A Le Bijoux oferece uma diversidade de artigos, com variadas opções de estilo para você expressar o seu jeito de ser.


Anigif

Anigif

Páginas

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Saúde, plantas que curam

CARDO-MARIANO contra Hepatite C


De origem europeia, á conhecido por ser um grande protetor do figado. O beneficio parece vir de uma substancia extraida do vegetal, a silimarina. Pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, acreditam que ele virá a compor um remedio capaz de inibir os efeitos do virus da hepatite C, que perpetra quadros irreversíveis de cirrose. "A silimarina parece ser um potente antioxidante, com a vantagem de provocar poucos efeitos adversos em comparacão com os remedios hoje usados para tratar a doenca", afirma o hepatologista Raymundo Paraná, da Sociedade Brasileira de Hepatologia.

SINAL AMARELO


A flora nacional concentra a maior biodiversidade do mundo.São cerca de 55mil espécies catalogadas,ou seja, 20% do total distribuído pelo planeta, de acordo com o médico Roberto Boorhem, presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia.

Para começar, apague a crença de que tudo que é natural não faz mal."As plantas necessitam de recursos químicos para se defender,como alguns alcalóides que, por serem amargos e tóxicos, afastam predadores e óleos essenciais que atraem aves e abelhas para a sua polinização", exemplifica a farmacêutica Ivana Suffredini, da Universidade Paulista.

Plantas medicinais e fitoterapicos não podem ser usados como sinônimos."Fitoterapicos são remédios,que passam por por uma rigorosa avaliação de segurança e eficácia em seres humanos, com uma concentração de ativos padronizados,o que nem sempre ocorre com as folhas para o preparo de chás", explica a geriatra e especialista em fitomedicina Rita Ferrari,de São Paulo.

A ANVISA(Agencia Nacional de Vigilância Sanitária)divulgou cerca de 66 espécies eficazes,com suas respectivas indicações de uso e que são rotuladas como "drogas vegetais"."Esses chás devem ser utilizados somente para alivio de sintomas agudos,sem ultrapassar 30 dias.A utilização prolongada exige o acompanhamento de um médico ou nutricionista", pondera Boorhem.

A procedência da planta também requer total atenção."Algumas espécies são muito semelhantes e facilmente confundidas, o que é perigoso", segundo Ivana Suffredini.

Remédios de uso continuo nem sempre combinam com plantas medicinais."Alguns ativos dos vegetais potencializam ou anulam os seus efeitos",avisa Ivana. Portadores de doenças crônicas como as cardiovasculares,renais,hepáticas o diabete, câncer e a epilepsia, também não devem ingeri-la por conta própria, já que o consumo pode ser toxico para o organismo mais sensível e agravar o quadro.

O alerta maior é para as gravidas:"Gravidas Jamais devem tomar chás e fitoterapicos sem prescrição médica.Muitos contem substâncias que contraem a musculatura uterina, arriscando a gestação",alerta a farmacêutica Mary Anne Bandeira, coordenadora do Projeto Farmácias Vivas, da Universidade Federal do Ceara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário