Realce a sua identidade e diga como quer que mundo veja você.
A Le Bijoux oferece uma diversidade de artigos, com variadas opções de estilo para você expressar o seu jeito de ser.


Anigif

Anigif

Páginas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

PRATA

POR DENTRO DA PRATA

A prata,  juntamente com o ouro, é um metal precioso usado desde a antiguidade em utensílios e adornos. Exerce notável fascínio devido à sua beleza e valor simbólico associados aos conceitos de riqueza, realeza e exclusividade. Tais qualidades resultam das propriedades dos metais nobres como resistência à oxidação e durabilidade,além de permitir um acabamento perfeito com a utilização de pedras preciosas e de materiais orgânicos e inorgânicos que são  empregados em sua confecção
LIGA DE PRATA

A prata possui  diversas graduações que permitem indicar seu nível de pureza .Seu teor de pureza máximo é igual a 1000. Não é comumente utilizada em jóias a não ser em filigranas devido ao seu baixo grau de dureza, tornando o metal muito maleável  quando pura. Na sua liga com o cobre, adquire maior dureza e resistência, porém torna-se mais suscetível à oxidação.

Liga de Prata 200 – considerada prata baixa, contém mais de 800 milésimos de outros metais.
Liga de Prata 600 – Usados na fabricação de objetos como caixas e  porta-jóias..
Liga de Prata 800 – contém 200 partes de outros metais. Usados na fabricação de objetos como bombas de chimarrão e talheres
Liga de Prata 925 – contém 75 partes de outros metais, é a mais utilizada na fabricação de jóias industrializadas.
Liga de Prata 950 – contém 50 partes de outros metais, ideal para confecção de jóias artesanais.
PRATA DE LEI: A partir de 90% de nível de pureza da prata ou 10% de utilização de outros metais.
As ligas de prata 925 ou 950 são consideradas Prata de Lei. São as mais utilizadas na fabricação de jóias. Possuem no máximo 7,5% de outros metais. A cada 1000 partes de metal, 925 são de prata. As outras 75 pertencem a outros metais, normalmente cobre.
OXIDAÇÃO DA PRATA
A liga de prata é um metal sensível a vários elementos como suor, sais, perfume, tintura de cabelo, maresia, protetor solar e outros. Algumas peças podem resistir mais a esses elementos, mas devido ao cobre e outros metais em sua composição e às características químicas individuais e próprias de cada organismo, podem reagir quimicamente, mudando sua cor e brilho originais.
Contudo alguns cuidados simples conservam o brilho das jóias em prata por mais tempo:
Após o uso: A jóias devem ser limpas com uma flanela seca, retirando resíduos de suor, perfume e outras substâncias.
Guarda: Devem ser guardadas limpas e preferencialmente envoltas em papel fino, saco branco de tecido de algodão ou caixas apropriadas sem tingimento.
Produtos de polimento e abrasivos: não devem ser utilizados sobre as peças que contém resinas, esmaltes ou material orgânico como corais, pérolas e madrepérolas.
Peças esmaltadas: ou jóias com material orgânico não devem ser fervidas e muito menos expostas a produtos químicos de limpeza.
Peças arranhadas: devem receber polimento .O ourives oferece esse serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário