Trata-se de uma data que deveria ser lembrada diariamente!
A idéia surgiu na virada do século XX, no contexto da Primeira Guerra Mundial e da segunda Revolução Industrial. Nesse período, a mão de obra feminina foi incorporada, em massa, pelas indústrias. Mas suas condições de trabalho eram deploráveis, insalubres, perigosas...
Muitas manifestações ocorreram,
Muitas mortes,
Muitos protestos,
Muitas conquistas isoladas e datas importantes que se perderam no tempo...
Até que esta fosse reconhecida.
É provável que a morte das trabalhadoras da Triangle Shirtwaist (New York)ocorrida num incêndio,
tenha sido incorporado ao imaginário coletivo como a origem do Dia Internacional da Mulher, afinal foram
muitas mortes ocasionadas por péssimas condições de trabalho.
A greve das operárias da indústria têxtil russa contra a fome, contra o czar Nicolau II e a participação do país na primeira Guerra mundial, culminou numa revolução, assim registrada por Leon Trotsky ", as operárias têxteis deixaram o trabalho de várias fábricas e enviaram delegadas para solicitarem sustentação da greve.
Todas saíram às ruas e a greve foi de massas mas não imaginavam que este 'dia das mulheres' viria a inaugurar a revolução".
Após a revolução, Lenin foi persuadido pela feminista bolchevique Alexandra Kollontaique a tornar essa data oficial e durante o período soviético, permaneceu como celebração da "heróica mulher trabalhadora". No entanto, o ideal político tornou-se uma ocasião em que as pessoas manifestassem simpatia ou amor pelas mulheres.
As Nações Unidas adotaram o dia 8 de março como uma data simbólica onde as mulheres do mundo lembrem há quanto tempo elas tem perseguido ideais de igualdade, paz e desenvolvimento, uma oportunidade para lembrar que devemos nos unir, construir e mobilizar a sociedade para um avanço mundial significativo.
Lembranças de muitas mulheres que viveram ou continuam neste planeta:
Foto divulgação: alma cigana
Ainda falta você!
Parabéns pelo seu dia!
Que a sua existência faça toda a diferença para aqueles que estão ao seu redor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário